Embora COVID-19 seja uma doença nova, alguns ensaios clínicos exploraram a possibilidade dos suplementos serem eficazes.

A Vitamina C, é um antioxidante que há muito tempo é promovido como um elemento chave para o bom funcionamento do sistema imunológico.

O Zinco, pode ser que tenha atividade antiviral, seja melhorando a função das células imunológicas que combatem as infecções virais ou reduzindo a capacidade de multiplicação dos vírus.

Algumas evidências sugerem que a combinação de Vitamina C e Zinco pode limitar a duração e a gravidade dos sintomas do resfriado.

Alguns estudos associam níveis mais baixos de vitaminas no sangue com risco maior de teste positivo para a COVID-19.

Os componentes da melatonina encorajaram os pesquisadores a realizar ensaios com este suplemento, mas até agora não há evidências convincentes dos benefícios.

Portanto, mesmo sem evidências específicas que ligam o uso de suplementos com melhora de pessoas que contraíram a COVID-19, esses suplementos podem ser apropriados para pessoas nas quais há suspeita ou confirmação da deficiência de vitaminas.

Pessoas com deficiências nutricionais devem tomar suplementos. As deficiências de Zinco ou Vitamina D não são raras, e podem contribuir para uma função imunológica deficiente.

Por exemplo, uma pessoa com pouca exposição ao sol e uma dieta pobre em laticínios, pode apresentar deficiência de Vitamina D. Um simples exame de sangue pode confirmar ou descartar a deficiência de Vitamina D ou Zinco.

Com base na ciência, há motivos para ter esperança de que suplementos como Vitamina C, D, Zinco ou Melatonina possam ajudar na luta contra COVID-19.

Embora ainda não haja prova de que sim, as pesquisas demonstram benefícios em certas situações.

Atenção: “Verifique com seu médico antes de iniciar suplementação.”

Pergunte sobre a dosagem adequada, informe sobre possíveis medicamentos que você esteja tomando, e outras condições de saúde que possa ter.

 

Fonte:

Harvard Medical Publishing
Robert H. Shmerling, MDRobert H. Shmerling, MD

Editor Sênior do Corpo Docente, Harvard Health Publishing
Twitter @RobShmerling
https://www.health.harvard.edu/blog/do-vitamin-d-zinc-and-other-supplements-help-prevent-covid-19-or-hasten-healing-2021040522310?utm_content=buffer86e76&utm_medium=social&utm_source=linkedin&utm_campaign=buffer

Dr. Marco Munia
Angiologia | Cirurgia Vascular
C.R.M. 90830

“Consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular.”
(SBACV) Associação Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

Hiperidrose

Informações para os pacientes sobre o tratamento da Hiperidrose.

Varizes

Cuidados após a cirurgia de varizes. À paciente submetida a cirurgia de varizes, elaboramos uma lista de orientações a serem Leia mais