As técnicas de respiração são comumente indicadas para relaxamento, gerenciamento do estresse, controle de estados psicofisiológicos e para melhorar o funcionamento dos órgãos.
A respiração ou ventilação, consiste em duas fases, inspiração e expiração.
Durante a inspiração, o diafragma e os músculos intercostais externos se contraem.
O diafragma se move para baixo aumentando o volume da cavidade torácica, e os músculos intercostais externos puxam as costelas para cima e para fora, expandindo a caixa torácica e aumentando ainda mais esse volume do tórax. O que diminui a pressão do ar nos pulmões em comparação com o ar atmosférico.
Como o ar sempre flui de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão, ele viaja através das vias aéreas condutoras do corpo (narinas, garganta, laringe e traqueia) até os alvéolos dos pulmões.
Durante uma expiração em repouso, o diafragma e os músculos intercostais externos relaxam, restaurando a cavidade torácica ao seu volume original (menor) e forçando o ar para dos pulmões para fora.
Enquanto a respiração está relacionada com o movimento do ar para dentro e para fora da cavidade torácica, a respiração envolve a troca de gases nos pulmões.
A cada respiração o ar passa através de sua zona condutora para os sacos aéreos microscópicos, nos pulmões chamados alvéolos.
É aqui que ocorre a respiração externa, a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o ar e o sangue nos pulmões. O sangue entra nos pulmões pelas artérias pulmonares, em seguida prossegue através das arteríolas até os minúsculos capilares alveolares.
O oxigênio e o dióxido de carbono são trocados entre o sangue e o ar, o oxigênio é carregado nas células vermelhas do sangue, enquanto o dióxido de carbono é descarregado. O sangue oxigenado então flui dos capilares alveolares, através das vênulas, e de volta ao coração pelas veias pulmonares.
O coração bombeia o sangue pelas artérias distribuindo o oxigênio para o corpo todo.
Referências
________________________________________________________________
National Center for Health Statistics.
U.S. Department of Health and Human Services. Centers for Disease Control and Prevention.
Learning in respiratory control. Behavior Modification.
Gallego, J., Nsegbe, E. and Durand, E.
________________________________________________________________
Dr. Marco Munia
Angiologia | Cirurgia Vascular
C.R.M. 90830
“Consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular.”
(SBACV) Associação Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
https://sbacv.org.br/